PORQUÊ TREINAR SEU PESSOAL
- Pessoas são o maior capital de uma empresa;
- Perfil do capital humano nas empresas precisa estar alinhado;
- Adequar cada pessoa a seu cargo/função é fundamental.
O TREINAMENTO
É o processo de ajudar o colaborador a adquirir eficiência no seu trabalho presente ou futuro, através de apropriados hábitos de pensamento e ação, habilidades, conhecimentos e atitudes.
É uma forma de educação especializada, uma vez que seu propósito é preparar o indivíduo para o desempenho eficiente de uma determinada tarefa que lhe é confiada.
DEFINIÇÕES DE TREINAMENTO
Treinamento é o processo de desenvolver qualidades nos recursos humanos para serem mais produtivos de modo que possam contribuir mais e melhor para o alcance dos objetivos organizacionais.
Treinamento é buscar aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos individualmente e coletivamente e isto envolve otimizar atitudes e comportamentos e não apenas aspectos técnicos.
Treinamento é o processo de ensinar aos novos colaboradores as habilidades que estes necessitam para desempenhar seus cargos.
Treinamento é o processo sistemático de alterar o comportamento dos colaboradores para o alcance dos objetivos de uma empresa ou organização.
Treinamento está relacionado com as atitudes e capacidades exigidas pelo cargo. Sua orientação é ajudar os colaboradores a utilizarem suas habilidades e capacidades para serem bem-sucedidos.
Treinamento é a experiência aprendida que produz uma mudança relativa e significativa para que um individuo melhore sua capacidade de desempenhar um cargo.
Treinamento é o processo educacional de curto ou médio prazo aplicado de maneira eficaz e organizada, por meio do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e competências previamente definidos.
Treinamento proporciona uma mudança relativamente permanente em um indivíduo, o que melhora sua capacidade de desempenhar um cargo.
Resumindo o treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para se tornarem mais produtivas, criativas e inovadoras. Tornando-as cada vez mais valiosas para si mesmas e para a empresa.
Como área de uma empresa, a área de treinamento é o departamento ou setor responsável pela formação do capital intelectual das empresas.
Treinamento e Desenvolvimento são meios e métodos que buscam a aprendizagem, fazendo com que as pessoas possam assimilar informações, mudar comportamentos e hábitos, e no tocante ao tempo treinamento tem que ver com cargo atual, presente (curto e médio prazo) e desenvolvimento tem que ver com cargo e oportunidade futura (carreira, longo prazo).
- Transmitir informações: Aumentar o conhecimento das pessoas (informações sobre a organização, seus produtos/serviços, políticas e diretrizes, regras e regulamentos e seus clientes;
- Desenvolver habilidades: Melhorar as habilidades e destrezas habilitando para a execução e operação de tarefas, manejo de equipamento, máquinas, ferramentas e processos;
- Desenvolver atitudes: Desenvolver/modificar comportamentos, ou seja atitudes negativas para atitudes favoráveis, de conscientização e sensibilidade com as pessoas, com os clientes internos e externos;
- Desenvolver conceitos: Elevar o nível de abstração, desenvolver ideias e conceitos para ajudar as pessoas a pensar em termos globais e amplos.
Não confundir treinamentos com uma simples questão de realizar cursos e proporcionar informações. Vai muito mais longe. Significa atingir o nível de performance almejado pela organização desenvolvendo continuamente as pessoas que nela trabalham.
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO – Necessidades a satisfazer
- Objetivos da organização
- Competências necessárias
- Problema para produzir
- Problemas de pessoal
- Resultados da avaliação do desempenho
ESTRATÉGIA – Desenho do treinamento / Decisão quanto a estratégia
Programação do treinamento:
- Quem treinar
- Como treinar
- Em que treinar
- Onde treinar
- Quando treinar
CONDUÇÃO DO TREINAMENTO – Implementação ou ação
A condução e a aplicação do Programa de Treinamento através:
- Gerente de área
- Assessoria de RH
- Por ambos
- Por terceiros
CRONOGRAMA DO TREINAMENTO
- Ciclos mínimo e máximo para um treinamento eficaz
- Dimensionamento (tendo em vista a complexidade)
- Volume de carga horária
- Frequência, Duração e Intensidade dos treinamentos
- Incompany ou não
“Verificar se o treinamento atendeu as necessidades da organização, das pessoas e dos clientes”
AVALIAÇÃO DO TREINAMENTO
- Monitoração do processo
- Avaliação e medição de resultados
- Comparação da situação atual com a situação anterior
- Análise do custo benefício
Reação “teste do sorriso”
- Recomendaria para alguém;
- Satisfação dos participantes;
- Aprendizado (adquiriu novas habilidades, mudou algum comportamento)
- Desempenho (ele(a) melhorou suas habilidades) ele(a) esta sendo apoiado pelos gerente
- Implantou o que aprendeu
- Resultado (reduziu custos, aumentou a lucratividade, diminuiu a rotatividade)
- Retorno do investimento (com base no que foi investido os resultados compensaram o investimento)