PREOCUPAÇÕES E MAIS PREOCUPAÇÕES

Em algum momento da vida, todos precisaremos aprender a lidar com as preocupações, por isso direcione para canais produtivos a energia que você está desperdiçando desnecessariamente.

Veja algumas sugestões para administrar as preocupações:

1. Faça uma lista completa das coisas que a preocupam. Dizem que 40% das coisas com as quais nos preocupamos nunca acontecem; 30% são coisas passadas e nada pode mudá-las; 12% são preocupações inúteis com a saúde; 10% são pequenas preocupações variadas, e apenas 8% delas são reais e legítimas. Assim, você já poderá eliminar algumas de suas preocupações.

2. Simplifique. A ambição em excesso nos leva a querer ter e fazer tudo. Isso desonra a Deus. Simplificar não significa se livrar de tudo o que lutamos para conseguir nem deixar de realizar as coisas, mas fazer opções inteligentes entre o que realmente é importante e o que não é. Simplificar é reduzir necessidades para usufruir melhor a vida, sem as inquietações resultantes da satisfação de desejos supérfluos.

3. Seja altruísta. A base de muitas preocupações é a autocompaixão. Ao deixarmos de nos concentrar apenas em nossas preocupações e nos voltarmos mais para os outros, compreenderemos nosso verdadeiro lugar como membros de uma família, cujo Pai é Deus. E nossas preocupações mudarão de tamanho.

4. Viva um dia de cada vez. Isso é um desafio. Mas há coisas que não podemos resolver hoje. Portanto, que diferença fará gastar nosso tempo em preocupações, se essas coisas pertencem apenas ao amanhã ou outro dia? Devemos viver um dia por vez, pois, como diz um verso bíblico: “…não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” Mateus 6:34

5. Medite na sabedoria que vem do alto. A Bíblia contém muitos versos que podemos memorizar e meditar neles em momentos de ansiedade e preocupação. Veja estes dois: “Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o Teu consolo trouxe alívio à minha alma” (Sl 94:19). “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a Minha mão direita vitoriosa” (Is 41:10).

Que Deus nos dê sabedoria para gastarmos energia apenas em preocupações que realmente sejam necessárias!

 

Pesquisa e Edição Jackson Baia

Fonte: Meditação da Mulher – CPB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *