STARTUPs X GRANDES EMPRESAS: DAVI e GOLIAS da era moderna

Ignorar a revolução causada pelas startups é o grande erro.

O amigo Júnior Borneli que é especialista e co-fundador do StartSe considerado o maior ecossistema de Startups do Brasil faz uma analogia muitíssimo interessante veja:

Davi, quando foi escolhido para ser Rei de Israel, era um rei improvável. Pequeno em estatura, magrinho, era o mais novo de 8 irmãos. Era um rei improvável.

Israel estava em plena guerra contra os filisteus, povo que tinha um exército enorme e que contava ainda com a ajuda inestimável de um guerreiro gigante, de mais de 3 metros de altura, chamado Golias.

Durante muitos dias, Golias atormentou e afugentou o povo de Israel, de modo que parecia impossível derrotá-lo. Até que Davi, o pequeno, resolveu que era hora de virar o jogo. Mesmo recebendo bulling constante por suas características físicas, partiu para cima do gigante e, com uma arma super inovadora (pedra!), venceu o oponente.

Essa história retrata o que acontece hoje, na relação entre startups e grandes empresas. A vitória das empresas pequenas e recém criadas parece improvável, mas a soberba das grandes empresas é ingrediente fatal para a queda.

A Netflix derrotou a Blockbuster. O Nubank se tornou a pedra no sapato de Itaú e Bradesco. O Airbnb oferece mais quartos do que a maior rede hoteleria do mundo. O Uber revolucionou o mercado de táxis.

Ser competitivo nunca foi tão complexo. Seus maiores concorrentes do próximo ano pode estar nascendo agora.

Assim como a solução inovadora para os seus principais problemas. A inovação nunca será uma ameaça a partir do momento em que as grandes empresas entenderem que também são agentes dessa transformação. Ignorar a revolução causada pelas startups é o grande erro.

Ao contrário do que muitos pensam, startups e grandes empresas podem coexistir em um mesmo mercado e se beneficiarem dessa união. Mais do que conflitos, esse movimento traz oportunidades.

Pesquisa e Edição

Jackson Baia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *